quarta-feira, 1 de julho de 2009

Borboleta Azul

O que foi que fizeram com nossas Borboletinhas, heim?
Estou triste...muito triste!!! Salvem as Borboletas!




Lembra-se de quando éramos crianças lindas, e inocentes e corríamos atrás das borboletas no jardim? Cadê o Jardim da Pracinha? Cadê as Borboletinhas? 


No prezinho...minha diversão favorita era caçar borboletas para dar de presente à minha linda professora Maria Lúcia! Saudades, heim Tia Fessora?! Te amo!



Com a devastação da Natureza pelo Bicho Homem...Borboletinhas agora...só no Habib´s!!!
 
 

Efeito Borboleta



Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo. Porém isso se mostra apenas como uma interpretação alegórica do fato. O que acontece é que quando movimentos caóticos são analisados através de gráficos, sua representação passa de aleatória para padronizada depois de uma série de marcações onde o gráfico depois de analisado passa a ter o formato de borboleta.


Teoria do caos


O efeito borboleta faz parte da teoria do caos, a qual encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas (engenharia, física, etc), médicas (medicina, veterinária, etc), biológicas (biologia, zoologia, botânica, etc) ou humanas (psicologia, sociologia, etc), na arte ou religião, entre outras aplicações, seja em áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo. Existe um filme com o nome "The Butterfly Effect" (Efeito Borboleta) fazendo referência a esta teoria.

Dinamismo do efeito borboleta

Esse tipo de efeito quando restrito a uma ou duas variáveis, fixando-se as demais, tende a ser simples e aí, somente nesta situação não natural ou limítrofe, é que as leis da ciência clássica podem demonstrar a previsibilidade de um sistema fechado. Neste caso aumenta a rigidez sistêmica e o Efeito Borboleta pode ser mapeado de forma bastante simples. Alguns estudiosos afirmam que deixa de existir, porém, é sabido que a resultante de determinado cálculo quando passa a ser dado numérico de outro (e assim por diante), influi em seu resultado, portanto, atua o Efeito Borboleta. Isto foi descoberto (quase por acaso) por Edward Lorenz quando estava trabalhando com previsões meteorológicas no MIT e verificou a influência ocasionada em sistemas dinâmicos quando são feitas alterações muito pequenas nos dados iniciais inseridos em computadores numéricos programados para fazerem cálculos em série.

Descrição de ocorrência do efeito borboleta

Em 19 de fevereiro de 1998, computadores do sistema de previsão de tempestades tropicais dos Estados Unidos diagnosticaram a formação de uma tempestade tropical sobre Louisiana em três dias. Sobre o Oceano Pacífico um meteorologista daquela agência descobriu que havia uma pequena diferença nas medições executadas, e que estas poderiam prever uma pequena diferença no deslocamento das massas de ar. A diferença foi detectada através de uma movimentação do ar em maior velocidade na região do Alasca. Em função das diferenças, houve uma realimentação de dados nos computadores, estes refazendo os cálculos previram que a formação da tempestade tropical em Lousiana não ocorreria, mas haveria sim a formação de um tornado de proporções gigantescas em Orlando, na Flórida, o que realmente ocorreu em 22 de fevereiro de 1998.

Somatória do erro e incerteza dos sistemas rígidos

Na ciência clássica, em geral se transformam os sistemas abertos, ou seja, os sistemas dinâmicos, complexos e adaptativos, em sistemas fechados para poder aplicar as leis conhecidas que privilegiam as linearidades em detrimento das não-linearidades. Isto ocorre para facilitar e simplificar a análise de dados. Mas, ao se tomar uma decisão mínima, considerada muitas vezes insignificante, tomada com plena espontaneidade, nos sistemas dinâmicos abertos, poderemos gerar uma transformação inesperada num futuro incerto. Por isto, neste tipo de sistema, quando restrito a uma ou duas variáveis fixando-se as demais, e somente nessa situação chamada limítrofe, o sistema se torna fechado, e o Efeito Borboleta aparentemente não atua, causando assim a impressão de um sistema estático.

Definição matemática

Um sistema dinâmico evoluindo a partir de ft indica uma dependência estreita entre as condições finais em relação às iniciais. Se for arbitrariamente separado um ponto a partir do aumento de t, sendo um ponto qualquer M aquele que indica o estado de ft , este mostra uma sensível dependência das circunstâncias finais a partir das iniciais.

Quanto vale a beleza??? Sibutramina!!!


Quanto custa a sua vida?
Em busca da beleza perfeita...no ano passado decidi procurar meus médicos, cardiologista e endocrinologista para perder alguns quilinhos extras...fazia academia 6 vezes por semana, 2 horas ao dia...
Após todos os exames prontos...de sangue, colesterol, tiróide entre outros...e estando todos em ordem...começamos uma dieta rígida a base de alimentação, exercícios e sibutramina.
O problema não foi a dieta ou os exercícios...mas sim a droga... Na época estava com forte depressão e muito desanimada da vida também. Queria melhorar, emagracer...mas não imaginava que os efeitos da droga seriam tão devastadores. Em pouco tempo de uso, os resultados começaram a aparecer...emagreci 12kg...porém o custo disto foi muito alto...fiquei extramente sensível e com muita disposição. Acordava as 7 am, fazia caminhada, na volta ficava na academia por 2 horas e tomava a Subitramina duas vezes ao dia, fazia a dieta que se resumia em duas colheres de arroz, um bife de frango, um ovo cozido, alface e maça como sobremesa.
Depois de um período com este tratamento, não conseguia mais dormir, meus batimentos cardíacos aumentaram de forma tal, que meu coração parecia que iria saltar pela boca, me tornei agressiva.

Sofri durante os últimos 7 anos, com pessoas próximas, que me tratavam com falsidade. Um dos efeitos deste medicamento, foi o fato de enfrentar estas pessoas de frente e cortar qualquer relação com elas. Acabei com a diplomacia e deixei de agir politicamente. Em um ponto foi bom porque era difícil pra eu lidar com pessoas que me faziam tanto mal. Afinal estas pessoas eram responsáveis pela minha depressão e baixa auto estima.
Mas percebi que se continuasse a tomar a Sibutramina...nunca mais conseguiria reverter o quadro de ansiedade que desenvolvi e a dependência pela droga. E o que parecia um milagre, em pouco tempo, me deixou neurótica, agitada...podendo até me levar a morte, ou por um ato impensado ou até pelo emagrecimento rápido que a droga possibilita, devido a acelaração do metabolismo.
Pensem bem antes de tomar uma droga como esta...a busca pelo corpo perfeito não pode ser mais importante do que a nossa felicidade e a nossa paz de espírito.
Não a nada que seja tão bom que tenha que ser pago com a própria vida!

Até! beijos!

"Sibutramina é um estimulante de ação central quimicamente relacionado à anfetamina, metanfetamina e fentermina. A sibutramina é bem absorvida pelo trato gastrintestinal (77%), mas passa por um metabolismo considerável que reduz sua biodisponibilidade.
Sibutramina é inibidor de reabsorção de neurotransmissores que ajuda a elevar a saciedade ao inibir a reabsorção da serotonina em 73%), norepinefrina (em 54%) e dopamina (em 16%). Sibutramina foi aprovada pelo FDA (órgão norte-americano que regula medicamentos) como remédio para emagrecer para tratamento da obesidade em Novembro de 1997. Sibutramina é contra-indicada em casos de:* Condições psiquiátricas como bulimia nervosa, anorexia nervosa, depressão forte, ou mania pré-existente.* Hipersensibilidade ao remédio* Pacientes abaixo de 18 anos de idade.* Tratamento concomitante com inibidores da Monoamina Oxidase (MAO), antidepressivos ou outros remédios centralmente ativos.* Hipertensão não suficientemente controlada.* Hipertensão pulmonar.* Lesões existentes na válvulas cardíacas, doença coronária, insuficiência cardíaca congestiva, arritmia sério e infarto do miocárdio anterior.* Infarto ou ataque isquêmico transiente.* Hipertiroidismo.* Glaucoma de ângulo fechado.* Problemas de ataque apoplético.* Alargamento da glândula da próstata com retenção urinária.* Feocromocitoma.* Mulheres grávidas ou lactantes."http://www.copacabanarunners.net/sibutramina.html

Cantinho Cecília Meirelles

Cantinho Cecília Meirelles
07/11/1901 - 09/11/1964

Ou Isto ou Aquilo

Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles
(1901-1964)

Lena d'Agua