quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Entrevistei...Aldo Novak em...Livro de Cabeceira

  c o a c h   c o n f e r e n c i s t a   a u t or
O Segredo Para Realizar Seus Sonhos



Aldo Novak


Qual é a sua formação e profissão?
Novak: Sou jornalista e coach. Já passei por jornais, rádio TV e web. Mas a cada dia fico mais longe do jornalismo e mais próximo do meu trabalho de coach e conferencista.



O que é A Lei da Atração? Lei da Atração e pensamento positivo, são a mesma coisa?
Novak: Feijoada é o mesmo que feijão preto? Na verdade toda feijoada tem feijão preto, mas nem todo feijão preto é feijoada. O mesmo ocorre com o pensamento positivo e a Lei da Atração. Quem usa a lei da atração, costuma pensar positivamente, mas a maioria das pessoas que pensam positivo não tem a menor noção do que seja a Lei da Atração!
Quem pensa que Lei da Atração é pensamento positivo tende a jamais conseguir aquilo que deseja.
Uma das diferenças fundamentais está que aqueles que usam a Lei da Atração têm foco no resultado positivo, e não no pensamento positivo. Pessoas que pensam no resultado positivo, procuram meios de agir para que o resultado final seja o mais positivo possível, mesmo que a situação seja negativa. Como um médico de estrada, em uma emergência. Um acidente é tremendamente negativo, mas o médico tenta salvar vidas. Isso é foco no resultado positivo, mesmo nas situações mais adversas.
Dizer que a Lei da Atração é pensamento positivo é o mesmo que dizer que bolo de chocolate é apenas chocolate assado. Tente assar chocolate!
Na verdade, a Lei da Atração é um sistema de ver, sentir e atuar sobre o mundo, enquanto o pensamento positivo é um modo de pensar sobre o mundo. São coisas diferentes.

Como você conheceu a Lei da Atração? O que lhe motivou a escrever um livro voltado para este assunto?
Novak: Fiz um curso chamado “Attraction University”, tendo como professor Thomas Leonard, o homem que lançou o coaching nos Estados Unidos. Isso em 97 ou 98. Eu já conhecia desde então e comecei a ensinar no Brasil no ano 2000. Seis anos depois, a distribuidora do filme The Secret me contratou para eu ser o porta-voz.
Quando a Ediouro ia lançar o livro, meu nome foi indicado para ser porta-voz do livro, também, e passei a fazer várias palestras explicando o livro, pelo Brasil. Então, depois de algum tempo, eles mesmos me convidaram para escrever o livro e lançá-lo no Brasil.

A Lei da Atração está diretamente ligada ao seu sucesso pessoal e profissional?
Novak: Tudo é ligado a tudo, em todas as vidas. Neste sentido, sim. Mas já trabalho como treinador, conferencista há muitos anos. Meu boletim Sucesso Gera Sucesso foi lançado, primeiro em jornais na década de 90 e, agora, continua via internet.
A Lei da Atração deu visibilidade do meu trabalho para pessoas que não me conheciam, e isso foi muito bom!

Você foi escolhido como porta-voz oficial do livro e do filme no Brasil: The Secret - O Segredo. Como é ser porta-voz de um Título tão importante?
Novak: É espetacular. Na verdade, passo uma boa parte do tempo explicando os pontos fortes do filme e do livro, para pessoas que só conseguem ver os problemas. Mas isso é algo que já faço desde que me tornei coach. Minha missão é, em grande parte, mostrar para as pessoas a luz que brilha na escuridão que elas estão enxergando...

O próprio Bob Proctor, apresentador de The Secret, afirma: "Prestem atenção em Aldo Novak. Ele sabe o que diz" Fale-nos um pouquinho sobre Bob Proctor.
Novak: Bob é alguém sensacional. Quietão, ainda assim alegre e muito fácil de se relacionar com pessoas muito diferentes. Raramente encontrei alguém com foco tão grande. Ele decide fazer algo, vai lá e faz. Isso é muito raro de encontrar. Muitas pessoas sabem o que precisam fazer, dizem o que precisam fazer, mas não fazem! Com Bob é diferente. Se ele diz que precisa fazer algo, a próxima coisa que ele faz é agendar a data e horário para este algo.
E ele aprecia muito isso também. Lembro que a primeira palestra que demos juntos, em Brasília, foi curiosa porque ele, sendo canadense, trouxe os slides todos em inglês. Ele tinha tradução simultânea, mas o tradutor não podia ler os slides. Então, quando acabou a palestra, perguntei se ele queria passar os slides para o português. Ele se mostrou surpreso e disse: claro!
No dia seguinte, pegamos um avião para Porto Alegre e, durante o vôo, eu pedi o computador dele e traduzi os slides, de forma que a partir da palestra seguinte o público já podia seguir melhor a apresentação visual.
O engraçado foi que ele começou a me agradecer em todas as palestras seguintes e até pedia aplausos para mim. A partir daí começamos a conversar muito sobre coaching (ele foi escolhido o melhor coach internacional de 2006) e ele passou a estudar todos os meus trabalhos. Na verdade, ele não perdeu nenhuma palestra minha. Pedia para o tradutor sentar ao lado dele e traduzir tudo o que eu dizia, para ele fazer ligações com a palestra dele, que vinha em seguida.

Qual a influência que o livro de sua autoria, “O Segredo Para Realizar Seus Sonhos”, pode ter na vida de pessoas, as quais, vivem em um País com tantas dificuldades e desigualdades sociais?
Novak: Pelas mensagens que recebo dos leitores, posso afirmar que o livro ajuda os leitores a terem transformações positivas em seus dias, suas semanas e, por conseguinte, em suas vidas. Muitas passam a ver diferente o mundo e começam a cercar-se de músicas positivas, filmes positivos e pessoas positivas. E os resultados em suas vidas tendem a ser cada vez mais positivos.
É muito bom quando vejo que aquelas palavras podem modificar positivamente a vida dos leitores.
Para transformar a realidade de vida das pessoas, você propõe um ajuste de três forças: pensar, sentir e agir.

Como podemos observar, você não cita a “Fé” ... acreditar, não seria também, um meio, ou força, para conquistar o sucesso? Ex: A Fé que move montanhas.
Novak: Boa pergunta. Fé é uma das palavras que jamais utilizo porque tem conotação religiosa e a Lei da Atração costuma ser confundida com algum tipo de magia. Na verdade, ter fé em algo é acreditar neste algo. E acreditar, como explico no livro, é “sentir”. Se você sente, você acredita. Se você não sente, não acredita. É simples assim.
Então, para termos mais fé em algo, basta nos cercarmos de coisas que reforcem nossas emoções positivas de que conseguiremos e, a partir daí, podemos derrubar o nosso maior inimigo: nós mesmos.
Zig Ziglar tem uma frase que diz: “Pessoas negativas raramente persistem!” Isso explica porque as pessoas positivas vencem!
Na verdade, quando não acreditamos que podemos ter algo, aquele algo pode estar na nossa frente, mas não pegamos. Afinal, não acreditamos. Eis porque é absolutamente necessário acreditarmos que podemos conseguir algo. Quem não acredita que pode conseguir, desiste antes e o oponente vence por “w.o.”.

"Ter como alvo as estrelas pode colocar você na Lua - e isso se você falhar!" Aldo Novak





A Lei da Atração, na sua concepção, é a chave para a prosperidade? Ao utilizarmos essa chave, significa que estaremos livres do trabalho duro, e as coisas acontecerão naturalmente em nossas vidas?
Novak: (risos) Olha as palavras que você usou: “trabalho duro”. O trabalho duro é apenas a nossa versão interna (imaginativa) de um certo trabalho. Algumas vezes, eu trabalho até as 3 da manhã, mas não considero isso trabalho. Adoro o que faço e para mim escrever, atender clientes de coaching e produzir projetos é um grande prazer.
Mas respondendo objetivamente a sua pergunta, ao utilizarmos a chave de PENSAR-SENTIR-AGIR podemos criar uma poderosa tendência para obtermos tudo o que desejamos, mas é importante entender que precisamos pensar-sentir E AGIR.

Para muitas pessoas, agir é trabalhar. Então, você não obterá o que deseja sem o trabalho, sem a ação. Na verdade, quanto mais próximo estiver do seu sonho, mais será necessário AGIR e, portanto, trabalhar! As pessoas que pensam e sentem, mas que ficam sentadas no sofá da sala, assistindo TV e comendo pipocas, só vão atrair a loja de móveis, vindo buscar tudo por falta de pagamento.

Na dúvida, levante da poltrona e vá trabalhar. Temos que sair para buscar o que pedimos. Não será entregue via Sedex!


Nunca o homem, em toda a sua existência, sentiu tanta sede por conhecimento como agora. A que se deve esse fenômeno?
Novak: Hummm... na verdade acho que sempre sentimos sede de conhecimento, mas pela primeira vez na história podemos ir atrás das respostas para nossas dúvidas sem termos que sair de nossa cidade, andar em uma mula por 50 quilômetros e passamos quatro anos em uma escola para isso. O conhecimento passou a ser universal, ou quase, e os livros estão perto de nós. Acho que estamos descobrindo que tudo o que temos que fazer é elaborar as perguntas certas.

Aplicar a Lei da Atração é de alguma forma, reconectar-se com as fontes criadoras do Universo? O Segredo, nada mais é, do que uma fonte rica de informações, outrora conhecidas apenas por algumas pessoas privilegiadas?
Novak: Acho que a Lei da Atração é uma janela que mostra uma parte da realidade que muitas pessoas pensavam não existir. Uma realidade que surge quando passamos a considerar que ela é possível. Neste sentido, é mesmo um modo de nos conectarmos a um Universo de possibilidades.
Mas você está certa quando diz que antes este tipo de informação era restrita a pessoas privilegiadas. Agora, todos nós podemos ter acesso a elas.

O jovens buscam, a todo custo, o segredo para o sucesso, porque na sua opnião, a Lei da Atração, ainda não se tornou uma febre entre as pessoas, no Brasil? Está acontecendo algum debate sobre este assunto nas Universidades, há interesse?
Novak: A afirmativa de que os jovens buscam o segredo para o sucesso está correta, mas o segredo que eles buscam não é para o sucesso e sim para as finanças. Infelizmente, o que vejo em minhas viagens pelo Brasil são jovens que querem ganhar mais dinheiro para comprar mais coisas. Isso não é sucesso. É apenas uma parte dele.
E eles têm pressa. Este é o maior erro deles.
Deixa-me explicar dessa forma: quando você sente pressa, o que o universo dá mais para você? Ansiedade por resultados ainda mais rápidos, pois ele dá mais do que você sente, que é a pressa, e pressa é outro nome para ansiedade.
Ele não entrega o que você PENSA que pediu. Você pensa que pediu que ele entregue as coisas mais rápido, quando na verdade você pediu para sentir mais ansiedade por resultados...

Então, quanto mais pressa você tiver, mais devagar terá o que deseja! Estranho, não?
Essa confusão talvez afaste os jovens do conceito, embora o livro já tenha vendido mais de um milhão e setecentas mil cópias no Brasil. Nada mal!

Como a Lei da Atração está sendo divulgada no Brasil, e qual é o objetivo, que vocês pretendem alcançar em torno deste tema?
Novak: Na verdade, agora a divulgação é muito passiva. Rhonda Byrne deve lançar um novo livro no próximo ano e, então, grande parte da divulgação atual tem por objetivo solidificar o conceito, em vários países do mundo.
A Lei da Atração é uma tendência mundial, e aos poucos, mais e mais pessoas, começam a vivenciar essa verdade.

Você considera que o homem chegou a um nível de evolução e compreensão suficiente, e está pronto para entender e colocar em prática a Lei da Atração, ou será um processo de aprendizado lento?
Novak: Ah, gostaria que fosse rápido mas, se eu sentir isso, será mais lento (risos). Tudo acontecerá ao seu tempo. Vai parecer rápido para alguns e lento para outros.
A Lei da Atração, vale tanto para atrair o mal, quanto o bem?
Novak: Sim, tudo é atraído, mesmo sem termos consciência disso. É por essa razão que somos sempre responsáveis, mas não culpados pelo que nos acontece.

"Geyse Arruda", a garota Uniban, declarou em entrevista, para a repórter Renata Ceribelli, no Fantástico de 15 de novembro de 2009, que sempre quis estar sob os olhares das outras pessoas. Você acredita, que mesmo inconscientemente, Geyse, praticou a Lei da Atração, atraindo para si os holofotes e a fama?
Novak: Bom, todos nós praticamos a Lei da Atração. No caso dela, aparentemente ela foi o catalisador de um processo cultural da própria universidade. A propaganda negativa para a Uniban foi tão grande que creio que quem atraiu com mais intensidade isso foi a própria universidade...



Por gentileza, fale-nos um pouco sobre o filme “Você atrai o que você transmite.”






Novak: Este filme é um documentário que explica o funcionamento da Lei da Atração da forma como descrevo no livro O Segredo Para Seus Sonhos. Tem gente que diz que é uma explicação para o filme The Secret. Talvez seja uma parte. Mas quem assistiu ficou literalmente apaixonado pelo documentário.
Até eu mesmo adorei! Tanto que estamos começando a produzir o número 2.
Deixe uma mensagem para o pessoal do Twitter.
Novak: Vou deixar todos com uma frase de Henry Ford. Ele dizia: “Tanto faz se você acha que pode, ou que não pode. Você estará sempre com a razão!”
Desde já agradecemos pela atenção e desejamos mais sucessos em sua carreira profissional e pessoal.
Eu sou quem agradece!



8 comentários:

  1. Parabéns pelo seu magnífico trabalho querida....

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da entrevista!Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Cade vez mais Fico mais encantando e praticante das idéias de Aldo Novak

    ResponderExcluir
  4. Entrevista Fantástica Mi! tanto as perguntas como as respostas, eu li aqui hoje, tudo que eu estava precisando ler para entender minhas angustias de ontem, vim atraída por vc... esse cara eu gostaria de conhecer pessoalmente, vou comprar 2 livros 1 para ler mais! e o outro para dar de presente para um limãozinho que conheço hahahaha Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a entrevista, como as outras também, gosto desse assunto.

    O Homem é aquilo que acredita, Sempre! E isso lhe dá forças para ir cada vez mais longe!

    Costumo dizer que se uma palavra minha ajudar alguém. Já valeu a pena todo o resto!

    Continue assim amiga, seu caminho será cheio de flores, Sempre!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo artigo, o seu blog tem um bom conteúdo informativo, gostei daqui.

    ResponderExcluir
  7. Noooosa...faz tempo que não entro aki, ta ficando bem legal seu blogg...ei tipow assim... nightwish mesmo???...se curte? naum creio...pasmei ahuahuauahuahua
    bjus

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!!! Espero que tenha gostado do conteúdo! Por gentileza, deixe seus valiosos comentários, críticas e sugestões, pois eles são muito importantes para minha vida! Você é uma pessoa muito especial. s2 Volte Sempre!!

Cantinho Cecília Meirelles

Cantinho Cecília Meirelles
07/11/1901 - 09/11/1964

Ou Isto ou Aquilo

Ou Isto ou Aquilo
Ou se tem chuva e não se tem sol, ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel, ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa estar ao mesmo tempo em dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce, ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo, se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Cecília Meireles
(1901-1964)

Lena d'Agua